Saiba quais são os principais tipos de piso frio
Também conhecido como piso cerâmico, proporciona frescor aos ambientes

Indicado principalmente para regiões com altas temperaturas, o piso frio, ou cerâmico, diminui o calor ambiente e proporciona frescor aos ambientes em que é aplicado. Podendo ser aplicado em áreas como salas, cozinhas, banheiros ou áreas externas, o piso frio é durável, resistente e de fácil manutenção: basta um pano úmido ou até uma lavagem com detergente, caso esteja mais sujo. A variedade é outra característica e entre os principais tipos de piso frio estão a cerâmica, o porcelanato, o cimento queimado, a lajota, o ladrilho hidráulico, o mármore e as pedras naturais. Com diversos tamanhos e espessuras, o mercado oferece muitos tipos de acabamentos e texturas, como os que imitam madeira ou mármore. Cores e estampas também são encontradas em abundância, o que facilita na hora de compor o design do espaço. 

Os mais utilizados na construção são a cerâmica e o porcelanato, pisos muito resistentes à água, mas existem diversos tipos. Cada um tem suas características, separamos alguns como exemplo: 

Porcelanato: Denso e resistente, possui baixa absorção de água. Disponível em várias cores, padrões e acabamentos, imitando até mesmo madeira e pedra. É um dos mais utilizados.

Granito: Esta pedra natural, de alta durabilidade, é muito usada em ambientes internos e externos. Com aparência granulada, está disponível em várias tonalidades.

Cerâmica rústica: Indicada principalmente para áreas externas, evita escorregamentos por ter uma superfície áspera. Ele proporciona uma aparência natural e tradicional.

Cerâmica esmaltada: Peças de cerâmica que recebem uma camada de esmalte colorido na superfície, com grande variedade de cores, estilos e texturas.

Pastilhas: Muito utilizadas para criar mosaicos ou outros padrões decorativos, podem ser aplicadas em paredes e pisos e também têm muitas opções de cores.

Mármore: Valorizado pela beleza e sofisticação, é mais delicado que o granito e requer mais cuidado e manutenção por conta de sua porosidade.

Vale ressaltar que os pisos vinílicos, de ladrilho hidráulico e de cimento queimado, apesar de não serem cerâmicos, também são considerados pisos frios. 

Mas quais são as principais vantagens e desvantagens do piso frio? 

Vantagens

Temperatura – Em regiões quentes, ele mantém a temperatura fresca, o que é ideal para amenizar o calor e oferecer conforto térmico.

Facilidade de limpeza e manutenção – Pode ser lavado com produtos de limpeza como um simples detergente e é simples de limpar no dia a dia, basta apenas um pano molhado.

Durabilidade e resistência – Os de classificação A e B são extremamente duráveis e resistentes, além de não serem um ambiente para proliferação de fungos, bactérias ou pragas como cupins. 

Ideal para alérgicos – Por não acumular poeira e não favorecer a proliferação de fungos, é ideal para pessoas alérgicas.

Variedade – A variedade de tamanhos, texturas, acabamentos, cores e estampas é uma das características dos pisos frios.

Preço – O mercado oferece opções baratas e de ótimo custo benefício, apesar de os preços variarem bastante.  

Desvantagens 

Temperatura – Por ser muito frio, pode apresentar problemas térmicos se for instalado em regiões frias. Também não é muito indicado para quartos, que são ambientes mais aconchegantes.

Segurança – É preciso estar atento ao acabamento do piso frio pois se for muito liso, pode favorecer escorregões e quedas.

Desgaste – Verifique a resistência do piso frio pois ele pode apresentar desgastes com o passar do tempo. 

Agora, ciente destas informações, você já pode optar se quer aplicar o piso frio como acabamento em algum cômodo externo ou interno na sua obra. O que achou deste conteúdo? Salve e compartilhe com algum amigo que precisa saber mais sobre este tema. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1