
Com baixíssima absorção de água, é muito resistente ao uso do dia a dia
Durável, versátil e de beleza estética marcante, o Porcelanato é o tema final sobre a nossa série de bancadas e materiais mais usados. Este revestimento cerâmico com baixa absorção de água, cerca de 0,5%, é produzido a partir de misturas com argila, feldspato, quartzo e outros minerais. Depois de moídos, eles são misturados e submetidos a altas temperaturas, o que resulta num produto muito resistente, com baixa porosidade, durável e com grande variedade de cores, padrões e texturas. E é essa versatilidade, além da qualidade, o que torna a escolha de porcelanato para bancadas muito popular.
A facilidade de manutenção é outra vantagem. Como a superfície é lisa, resistente e não porosa, o material é altamente resistente a manchas, riscos e impactos. Isso significa que as bancadas de porcelanato suportam o desgaste do uso diário, como na preparação de alimentos e o contato com líquidos. Com isso, as bancadas de Porcelanato também são consideradas muito higiênicas, pois não acumulam sujeira, evitam a proliferação de mofo e bactérias. Sabia disso?
A variedade é outra vantagem em opções de design. O Porcelanato é encontrado em uma infinidade de cores, texturas e padrões que se assemelham a materiais naturais, como pedra e madeira, ou com efeitos de cimento queimado ou mármore, dentre outras possibilidades. Por esse motivo, é capaz de criar uma estética sofisticada e personalizada para sua cozinha, banheiro ou área de serviço.
Mas vale ressaltar que as bancadas de Porcelanato também têm o uso indicado para áreas de churrasqueira por terem alta resistência ao calor: como o revestimento é produzido em altas temperaturas, ele se torna resistente ao calor. E isso também vale para panelas quentes, por exemplo: ao tirar do fogo ou forno, você pode colocar diretamente na bancada de Porcelanato.
Outra informação importante sobre o processo de fabricação do Porcelanato é que as matérias orgânicas são eliminadas, o que aumenta a vida útil do revestimento e confere maior resistência mecânica. Ou seja, sua bancada vai durar mais e o custo benefício é um outro fator de destaque na hora de planejar o projeto para as bancadas da casa.
Produzidos em diversos tamanhos, o Porcelanato possibilita revestimentos de grandes dimensões, podendo chegar a peças que medem 2,40 x 1,20m. Com isso, proporciona uma aplicação que não necessita de recortes ou junções de outras peças.
A tendência do uso de bancadas em Porcelanato surgiu nos Estados Unidos e ainda é uma novidade por aqui. Mas cada vez mais arquitetos e designers optam pelo material para enriquecer os projetos pelas inúmeras possibilidades estéticas.
Gostou desse conteúdo? Ele te ajudou a escolher o material da sua bancada?
Equipe Winter Garden Construtora
0 comentários