
Eles caíram no gosto do brasileiro e passaram a se tornar acabamentos comuns em muitos espaços pois apresentam uma grande variedade de design, além de proporcionarem conforto térmico. Estamos falando dos pisos vinílicos e laminados, que estão presentes cada vez mais em projetos residenciais ou comerciais. A escolha do piso é uma das etapas mais difíceis, pois vários fatores influenciam a decisão: durabilidade, praticidade, estética, preço, conforto, manutenção, resistência, local onde será instalado, dentre outros. E para escolher entre um laminado ou vinílico, algumas características individuais precisam ser observadas.
Antes de qualquer coisa, a escolha vai depender do que você precisa, do tipo de piso que vá atender suas necessidades, preferências pessoais de cores e texturas e, claro, do orçamento que você dispõe para a obra. Mas o que difere o piso laminado do vinílico?
Vinílico: O piso vinílico é fabricado com PVC, plástico também conhecido como vinil, é muito resistente à água e a umidade, sendo muito indicado para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. Resistente a arranhões, manchas e desgastes gerais.
Laminado: Derivado de madeira prensada, HDF, ele é rígido e recebe uma camada final adesiva, que dá o acabamento. Mas por ser de madeira, não pode ficar em contato direto com a água. Também é resistente a arranhões e manchas, mas a qualidade vai variar de acordo com o fabricante.
Os dois tipos de pisos têm diversos benefícios, mas separamos alguns para exemplificar melhor.
Benefícios do piso laminado:
– Excelente sensação térmica
– Baixa manutenção
– Ótima durabilidade
– Instalação rápida e limpa
– Várias opções de cores e acabamentos
Benefícios do piso vinílico:
– Confortável ao pisar
– Excelente sensação térmica
– Baixa manutenção
– Ótima durabilidade
– Maior conforto acústico
– Instalação fácil
– Várias opções de cores e acabamentos
Em termos de custos, o piso laminado ganha no quesito praticidade de instalação por poder ser aplicado em cima de um piso existente, por sistema de click, enquanto o vinílico requer um contra piso. Os acabamentos existentes também vão influenciar bastante nesta escolha e tanto o vinílico, quanto o laminado, apresentam muitas opções.
Se você precisa decidir entre um e outro, esperamos que este artigo tenha te ajudado. Na dúvida, procure um profissional para te ajudar nesta escolha tão importante para finalizar a obra.
0 comentários