
Você entra em contato com a construtora e apresenta sua demanda por uma obra. Engenheiros e arquitetos se reúnem e iniciam a elaboração do projeto. Dali a poucos dias o mostram a você, com o orçamento. Você os aprova e libera o valor. É dado início à obra. Ótimo. Agora, você sabe quais são os primeiros passos para viabilizá-la?
É esse o tema do breve texto que a Winter Garden preparou para você. Falaremos sobre a preparação do terreno para início da construção propriamente dita. Afinal, tão importante quanto contar com um bom projeto é estar a par das fases iniciais da obra em si. Acompanhe!
Levantamento topográfico
Tudo começa com uma análise do terreno em que a obra será erguida. Faz-se um detalhamento de seu relevo e superfície, isto é, uma sondagem completa da área em questão.
Essa etapa é imprescindível. Para realizarem seus cálculos complexos, engenheiros e arquitetos precisam saber ao certo o tipo de solo, suas camadas subterrâneas, posição em relação ao sol, etc.
Assim o principal quesito fica devidamente contemplado: a segurança. Todos esses fatores influenciam no trabalho não só deles, mas sobretudo dos construtores e pedreiros.
Terraplenagem
Só após o levantamento topográfico que é possível passar para a etapa seguinte. Trata-se da terraplenagem. Ela consiste no nivelamento do terreno. Afinal, uma área desnivelada pode comprometer a estabilidade da edificação.
Para isso, é necessário dar conta de procedimentos como escavação, aterramento, compactação e drenagem do solo.
Limpeza
Muito provavelmente seu terreno tem vegetação originária, composta por grama, arbusto, plantas e até mesmo árvores. É nessa etapa em que é feita a limpeza de toda a área, isto é, em que toda essa flora é retirada.
Valem dois lembretes, somente. A remoção de árvores requer autorização prévia da Prefeitura. Além disso, é obrigatório o uso de caçamba para a devida coleta dos entulhos.
Cuidado. Esquecer-se desses detalhes pode trazer surpresas desagradáveis. O ideal é entrar em contato com o poder público da cidade e se informar quanto aos procedimentos corretos.
Enfim, são essas as três principais etapas de preparação de um terreno para o efetivo início das obras. É importante estar a par delas para manter-se o mais alinhado possível com a construtora contratada.
A Winter Garden espera que esse conteúdo tenha sido de grande valia a você. Aproveite e aprenda ainda mais sobre engenharia por meio desse artigo sobre mapa de risco nos canteiros de obras! Até a próxima!
Equipe Winter Garden Construtora
0 comentários