Atendimento pós-venda: 5 dicas para melhorar sua relação com o cliente após a entrega da obra
Descubra como sua construtora pode manter as portas abertas ao cliente depois do encerramento do projeto!

Não é mais segredo a importância do atendimento pós-venda. Essa prática aumenta a credibilidade de sua construtora, tornando provável a fidelização do cliente e até que este indique sua empresa a conhecidos. 

Neste artigo, você conhecerá 5 dicas para melhorar o diálogo com o consumidor após a entrega do projeto. Confira!

Por que fazer pós-venda?

Como você viu, o pós-venda consiste em manter as portas abertas de sua construtora ao cliente que já recebeu a obra pronta. Isso é importante, pois pavimenta o caminho rumo à fidelização do consumidor. 

Essa prática também ajuda a reduzir custos de publicidade, uma vez que é mais barato manter um cliente satisfeito do que empregar esforços para atrair novos, o que inevitavelmente demanda gastos com marketing. 

Soma-se a tudo isso a vantagem de poder avaliar o nível de satisfação do consumidor. A depender do feedback deste, é possível identificar os pontos fortes e sobretudo os fracos. Assim, fica mais fácil traçar planos para corrigir erros e fechar eventuais gargalos ainda não percebidos. 

Quais benefícios o pós-venda entrega aos clientes?

Essa dúvida é pertinente. Afinal, a prática do pós-atendimento deve ser benéfica não somente à sua empresa, mas sobretudo ao cliente. Veja abaixo duas das principais vantagens de adotá-la: 

  • orientação: o pós-venda oferece ao consumidor a oportunidade de tirar dúvidas sobre a edificação que recebeu. Isso é fundamental para a devida manutenção periódica do imóvel, bem como para serem evitados erros que comprometam a integridade física desta no curto, médio e longo prazos. 
  • garantia: manter as portas de sua construtora abertas facilita o contato, por parte do cliente, caso surjam problemas abrangidos pela garantia oferecida. Isso impede que o consumidor tenha que gastar com reparos de problemas não causados por ele. Esse cuidado e comprometimento com a qualidade, por parte de sua construtora, também ajudam a pavimentar o caminho rumo à fidelização do cliente.  

5 dicas para um bom pós-atendimento

Agora que você sabe o que é pós-venda e sua importância, é hora de entender como realizá-la corretamente. Confira abaixo 5 dicas que podem ser úteis nessa etapa!

Revise o projeto antes de entregá-lo

Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, antes de entregar a obra, faça uma revisão a mais completa possível, de maneira a verificar se todos os pontos do projeto foram concretizados e se todas as instalações, elétricas e hidráulicas, estão funcionando corretamente. 

Defina um canal para o pós-atendimento

O cliente precisa já saber, de antemão, a maneira como poderá entrar em contato com sua construtora caso necessário. Por isso, defina um (ou mais) canal de atendimento para o pós-venda, seja WhatsApp, telefone, e-mail, aplicativo ou até agendamento de visitas presenciais.

Só repasse informações precisas e claras

Os colaboradores que realizam o pós-venda devem ter em mente a necessidade de repassarem informações sempre objetivas e claras ao cliente. A maioria dos consumidores de serviços de construção civil não domina termos nem procedimentos técnicos.

Por isso, cabe à sua equipe fazer por onde traduzir os dados para uma linguagem mais leiga, de maneira a garantir que o cliente compreenda o que lhe foi comunicado. O mesmo raciocínio vale para o agendamento de eventuais ajustes e reparos. 

Faça pesquisas de satisfação

Como dito anteriormente, avaliar o grau de contentamento de seu cliente é fundamental. Esse feedback pode valer ouro à sua construtora, uma vez que apontará os pontos fortes e fracos dos projetos e do serviço prestado por seus funcionários.

Alie-se à tecnologia

Há softwares de gestão de obras, disponíveis no mercado, que auxiliam não só a condução das atividades, mas também a realização do pós-venda. Uma possibilidade é lançar um aplicativo exclusivo de sua construtora, o que certamente aumentará sua credibilidade aos olhos do cliente. 

Nesse caso, a ferramenta em questão deverá conter uma aba ou seção específica para o pós-venda, de maneira a registrar todos os diálogos travados com o consumidor após a entrega do projeto, bem como o conteúdo do atendimento.

Como você pode ver, a realização do pós-venda também é útil para a construção civil. Obras são empreendimentos que demandam não só investimentos razoavelmente altos por parte dos clientes, mas também paciência com a espera da entrega da edificação. 

Portanto, oferecer canais de contato com o consumidor, inclusive de pós-atendimento, é uma forma de demonstrar respeito e de aumentar as chances de fidelização.
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Equipe Winter Garden Construtora

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