
Muitas pessoas acham que lajes corporativas e comerciais são a mesma coisa. Ledo engano. Tratam-se de imóveis distintos.
A partir de nossa vasta experiência em matéria de construção civil, nós, da Winter Garden, preparamos este brevo texto para ajudar você a aprender a diferenciar esses dois ativos. Confira!
O que são lajes comerciais?
Lajes comerciais são edifícios que oferecem espaços de locação para pequenas empresas, startups e profissionais autônomos, como contadores, despachantes, dentistas, psicólogos etc. Nestes prédios é comum encontrarmos mais de um espaço por andar, chegando às vezes até mesmo à casa das dezenas.
Em geral, o mercado imobiliário trabalha com metragens entre 30m² a 50m² para as lajes comerciais. Como você já pôde perceber, estes são imóveis voltados a locatários que não demandam muito espaço para operarem seus negócios próprios.
Outra vantagem das lajes comerciais é o fato de a administradora do condomínio ficar responsável por reparos estruturais das áreas comuns. Agora, no caso de reformas internas ou de alterações na planta do imóvel, aí é o locatário quem deve arcar com os custos envolvidos.
E o que são lajes corporativas?
Estas se diferenciam das comerciais por conta de sua metragem. Afinal, estamos tratando de espaços com centenas, quando não milhares de metros quadrados. Por isso, geralmente são locados para médias e grandes empresas, que de fato precisam de ambientes mais amplos.
Uma vantagem, em relação à modalidade anterior, é a possibilidade de personalização do imóvel. Em outras palavras, o locatário pode fazer alterações no lugar de maneira a adaptá-lo mais a suas necessidades.
Eis outro detalhe importante: as lajes corporativas podem ser classificadas em uma espécie de ranking de qualidade. Os índices variam entre A+, A, B+, B e C, do maior para o menor.
Trata-se de uma nivelação que leva em conta detalhes como localização, metragem, área de cada andar, acessibilidade em geral, número de vagas na garagem destinadas a cada unidade, estrutura em si do prédio — sistema de ar-condicionado, elevadores, catracas, equipe e equipamentos voltados à segurança — e, por fim, certificações de ordem ambiental referentes à sustentabilidade do empreendimento. Seja para construir ou para adquirir uma laje comercial ou corporativa, é importante que você saiba diferenciá-las. Só assim é possível alinhar suas expectativas em relação ao imóvel, em si, e, claro, à construtora contratada para realizar a obra e/ou reparos.
Nós, da Winter Garden, entregamos soluções em matéria de construção civil desde 2014. Temos vasta experiência com diversos tipos de obras, desde residenciais, passando por escolas, hospitais, quadras poliesportivas, instalações industriais e galpões logísticos. Em comum, todas impactaram e seguem impactando positivamente a vida de centenas de pessoas. Acesse nosso site e saiba mais!
Winter Garden Construtora
0 comentários